Curitiba atinge meta da campanha de vacinação contra a pólio

15-08-2010 00:05

Curitiba atingiu a meta de vacinação contra a poliomielite ou paralisia infantil neste sábado (14). A informação foi liberada no início da noite pelo Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que computou 114.109 doses aplicadas durante todo o dia. O dado é preliminar e equivale à imunização de 94,9% das cerca de 120 mil crianças menores de 5 anos residentes na cidade.
"É um número tecnicamente equivalente aos 95% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde para considerar satisfatória a cobertura vacinal contra a doença", disse a diretora do Centro de Epidemiologia da SMS, Karin Luhm."É uma conquista de todos os pais e demais responsáveis pelas nossas crianças, que priorizaram o compromisso de vaciná-las, com a ajuda de um dia de clima ameno".
A diretora também explicou que os dados encaminhados pelos 328 postos de vacinação, onde trabalharam cerca de 2 mil pessoas, serão rechecados na segunda-feira (16). O objetivo é garantir a fidelidade do resultado.
Mesmo tendo atingido a cobertura estabelecida pelo Ministério, Karin não descarta a possibilidade de prorrogação da campanha se, conforme ocorreu em etapas anteriores, o Estado determinar a continuidade da ação. "Sempre agimos assim para ampliar o alcance dos benefícios da vacina, que visa impedir o reingresso do vírus da pólio no Brasil", observou.
O país está oficialmente livre do agente infeccioso desde 1994 mas as campanhas de vacinação continuam porque ele continua circulando no mundo. Nesse momento, quinze países registram cerca de 500 casos de pólio. Perto de 400 foram notificados num mesmo país - o Tadjiquistão, na Ásia.