Luciano Ducci inaugura biblioteca Mário Quintana em escola da CIC, com mais de 3 mil livros.

19-08-2010 14:25

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, inaugurou n ... 

Luciano Ducci inaugura biblioteca Mário Quintana em escola da CIC, com mais de 3 mil livros

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, inaugurou nesta quinta-feira (19) a biblioteca Mário Quintana, da Escola Municipal Moradias do Ribeirão, no bairro Cidade Industrial. Com a abertura, a Rede de Bibliotecas Escolares de Curitiba passou a ter 175 unidades.

"Estivemos nesta escola há pouco tempo para entregarmos a quadra poliesportiva coberta e é sempre bom voltar com mais um evento em prol da educação", disse Luciano Ducci. "Esta biblioteca é um benefício para as crianças, suas famílias e para todos os moradores da região, que também poderão freqüentá-la".

A biblioteca Mário Quintana tem um acervo de 3.464 títulos, dez computadores com acesso à internet e foi construída e equipada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) por meio do programa Usina do Conhecimento do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Ao lado da secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, o prefeito destacou a parceria com o Sesi para a abertura da biblioteca e também agradeceu às professores e diretoras o empenho em melhorar a qualidade de ensino oferecido às crianças e adolescentes da cidade.

"O trabalho desta equipe faz com que Curitiba conquiste ótimos índices no ensino público e se destaque em todo o País", disse Luciano Ducci.

Pela terceira vez consecutiva, Curitiba teve o melhor desempenho entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador do Ministério da Educação criado para medir a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.

A cidade teve índice de 5,7 na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série). A média nacional foi de 4,6.

Festa - A Escola Municipal Moradias do Ribeirão tem 580 estudantes da pré-escola a quarta série do ensino fundamental. Parte deles acompanhou em clima de festa a abertura do novo espaço de leitura.

"Celebramos mais uma biblioteca aberta pela Prefeitura de Curitiba. Já são mais de 700 mil livros distribuídos nas 175 unidades que compõem a Rede de Bibliotecas Escolares", disse Eleonora.

A inauguração começou com show dos músicos Daniel Faria e Cleverson. As crianças também fizeram sua parte para dar mais graça ao momento. Alguns alunos mostraram um espetáculo musical diante do palco.

Já os estudantes da quarta série usaram fantasias para entrevistar o prefeito Luciano Ducci para o projeto TV Riberação. A entrevista foi registrada pela câmera fotográfica da professora.

Na entrevista, a criançada descobriu que O Guarani, de José de Alencar, foi o livro que marcou a infância do prefeito. "Eu tinha que fazer um trabalho bem difícil sobre o livro, nunca esqueci", brincou Luciano Ducci. Ele contou ainda que atualmente lê Uma Breve História do Século 20, de Geoffrey Blainey.

Luciano Ducci também chamou o menino Vinicius Libert, de cinco anos, para ajudar as autoridades a descerrar a placa de inauguração da biblioteca. Já para a estudante Edilaine de Oliveira, o prefeito entregou a carteirinha que permitirá empréstimo de livros.

"Vou poder levar para minha casa muitos livros de aventura, o tipo de história que eu gosto", contou Edilaine.

Leitura - a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares é formada por 175 unidades e tem acervo de 700 mil livros.
 
Os investimentos da Prefeitura para garantir espaços de literatura de qualidade incluíram a construção, reforma ou ampliação de salas, compra de material e acervo e formação contínua de agentes de leitura.
A previsão é que até 2012 todas as escolas municipais da cidade tenham bibliotecas com acervo médio de dois mil livros cada.

Dessa forma, a cidade será uma das primeiras a se adequar à lei federal nº 12.244/2010, que determina que, no período de dez anos, todas as instituições educacionais públicas e privadas do Brasil tenham bibliotecas com acervo mínimo de um livro por aluno matriculado.

Em março deste ano, a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares recebeu o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM), da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Governo Federal. O prêmio foi entregue em Brasília pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à secretária municipal da Educação.